Regras de funcionamento

Atendimento

Quando se dirige à USF, deve primeiro tirar uma senha no Quiosque Eletrónico e aguardar pela sua vez na sala de espera. Será depois atendido pelo Secretário Clínico, que o encaminhará. Para levantar receitas e proceder ao pedido de renovação de receituário, deve dirigir-se ao balcão de atendimento no piso 0, no hall de entrada do centro de saúde, das 9h-12h e das 14-17h, mediante disponibilidade do Secretariado Clínico.

Telefone

Todos os utentes têm a possibilidade de obter informações pelo telefone, assim como conselho médico ou de enfermagem durante o período de abertura da USF. Se a sua chamada não for atendida, poderá deixar uma mensagem de voz, devendo facultar o seu contacto caso pretenda que a mesma seja devolvida.

Consulta de Doença Aguda

Consulta com duração de 10 mins, destinada ao atendimento de situações com menos de 72 h de evolução e que não possam esperar por marcação para outro dia. Se possível, recorra ao horário de consulta de situações agudas do seu Médico de Família.

Esta consulta não se destina a:

  • Mostrar exames
  • Renovar receituário
  • Tratar de assuntos relativos a documentação diversa.

Consulta Programada

A consulta deve ser marcada para o seu Médico de Família, antecipadamente por telefone, presencialmente ou por e-mail. Aconselhamos a consulta do horário assistencial do seu médico. É nosso compromisso a marcação de consulta no prazo de 5 dias úteis, salvo período de férias.

Renovação de receituário

Na ausência do utente em consulta, apenas serão passados os medicamentos que constem da medicação prolongada. Garantimos a renovação da medicação crónica no prazo de 3 dias úteis. A medicação crónica deve ser revista e atualizada periodicamente junto do seu médico de família, não sendo possível renovar a prescrição de medicação a um utente que tenha abandonado a vigilância regular da sua situação clínica.

Tratamentos e Administração de vacinas

A administração de vacinas, pensos, tratamentos e aplicações de injetáveis serão efetuados com dia e hora marcados previamente. Sempre que possível, as vacinas serão agendadas no mesmo dia das consultas de rotina.


Na ausência do seu médico ou enfermeiro de familia

Na ausência de um elemento da sua equipa de saúde haverá sempre um profissional em intersubstituição para atender as situações que não podem esperar por marcação.


Não compete a esta USF:

  • Atendimento de situações de emergência e acidentes. Neste caso deverá dirigir-se de imediato ao hospital da área de residência.
  • Preenchimento de formulários de instituições privadas.
  • Transcrição de exames médicos de Medicina do Trabalho, seguradoras, consultas hospitalares ou privadas.
  • Atestado para carta de caçador, licença de uso e porte de arma.
  • Atestado para carta de condução de veículos pesados.
  • Atestados para desporto federado e clubes desportivos e respetivos meios auxiliares de diagnóstico.

Tente sempre marcar consulta programada para um atendimento mais integrado e personalizado!

 

A pontualidade é essencial!

Chegue 15 a 20 minutos antes da hora marcada para o seu atendimento. Se não puder comparecer a uma consulta programada, é importante o aviso prévio, para que outro utente possa usufruir desse tempo de consulta.


Para outras eventuais duvidas consulte os nossos panfletos sobre o Funcionamento Geral:

Panfleto acesso a informação de saúde

Folheto sobre atendimento telefónico

Panfleto sobre Doença Aguda

Panfleto sobre sugestões e reclamações

 

Consulte ainda o nosso Guia de Acolhimento – Aqui