Missão, Símbolo e Lema

Apresentação

A USF Serra da Lousã iniciou actividades em 19 de Novembro de 2007 e passou a USF de Modelo B em 1 de Outubro de 2008, após um processo de avaliação externo e auditoria por parte da ERA do Centro.

Encontra-se integrada no Centro Saúde da Lousã, ACES Pinhal Interior Norte (junção do ACES Pinhal Interior Norte I e II, desde Janeiro 2013).

O Logótipo foi escolhido pelo grupo de profissionais que se candidataram a constituir a USF SL. As iniciais de “USF” simbolizam os nossos utentes. As cores procuram simbolizar três das dimensões afectivas do nosso trabalho: verde dos campos e da serra – esperança e optimismo; amarelo ouro do sol e cor da Lousã – a alegria e satisfação que pretendemos alcançar; e lilás da qualidade – empatia e disponibilidade. Superiormente, o castelo de Arouce-Lousã representa a história da Lousã e o caminho longo a percorrer pela USF para alcançar histórias semelhantes.
1280-big

Uma equipa dinâmica constituída por 6 Médicos de Família, 6 Enfermeiros , 4 Secretários Clínicos, 9 Internos de Especialidade de Medicina Geral e Familiar, alunos de Medicina e Enfermagem nos dois últimos anos de formação e Médicos Internos do Ano Comum, fortemente motivados para o servir melhor. Atuamos em colaboração com as estruturas da comunidade e com as restantes estruturas do ACES Pinhal Interior Norte.

 

Médicos de Família: Ana Soares, Joana Fernandes, João Rodrigues, Jorge Pedrosa Rodrigues, Paula Braga da Cruz, Paulo Costa

Enfermeiros: Anabela Girão, Carlos Neves, João Fernandes, Fátima Moreira, Fausto Cardoso, Carla Reboredo

Secretários Clínicos: Ana Paula Esteves, Anabela Ramos, João Paulo, Sónia Tomé

Médicos Internos de Especialidade: Alfredo Oliveira, Brigite Ferreira, Inês Tinoco, Joana Oliveira Ferreira, Joana Pessoa, João Belo, Luís Amaral, Sara Nascimento e Tatiana Peralta

 

Missão, Visão e Valores

1. Missão

Atender, em tempo útil, com eficiência e qualidade, a população da sua área geográfica de influência, garantindo a acessibilidade, a globalidade e a continuidade dos cuidados.

2. Visão

Tornar a USF uma referência em Cuidados de Saúde Primários em termos de satisfação dos cidadãos e dos profissionais, sempre disponíveis para inovar e responder às necessidades da população.

3. Valores

Ser uma Equipa competente, dinâmica, rigorosa e inovadora, interagindo com a comunidade, com a convicção de cada um e de todos, que ao investimento pessoal e profissional corresponderá a excelência de serviços.

Na tabela seguinte enumeram-se os sete principais valores, os nossos valores de referência, definidos por unanimidade entre todos os elementos da USF SL, explicitando-se assim o código de conduta da USF.

 

 

 

VALORES

USF SL

QUALIDADES PESSOAIS OU SIGNIFICADO PRÁTICO DO VALOR
Disponibilidade

 

Acessibilidade organizada;

Flexibilidade;

Abertura.

Respeito

 

Tolerância;

Lealdade e Respeito;

Companheirismo;

Frontalidade;

Honestidade.

Responsabilidade

 

Qualidade;

Rigor;

Eficiência;

Profissionalismo.

Competência  

 

Organização;

Método;

Saber;

Motivação.

Satisfação Individual, colectiva e da comunidade.
Inovação Respostas diferentes com melhoria dos cuidados.
Excelência      Elevados padrões de qualidade.